PRATICANTE: Idade: 3 à 9 anos.

EXPERIMENTAR E BRINCAR

“Experimentar variadas formas de se movimentar em jogos e brincadeiras infantis com segurança e liberdade é o foco desta primeira etapa em que as crianças se desenvolvem integralmente, durante a primeira infância, enquanto brincam de praticar esporte.”
A proposta nesta etapa é iniciar nas atividades com amplitude de oportunidades físicas/esportivas, deixando a criança livre para vivenciar muitas possibilidades de movimento.
Ao recebermos no Wrestling crianças nesta etapa, nosso objetivo deve ser engajá- la/os na prática, discutindo o que é luta, conversando sobre as diferenças entre luta e briga, experimentando características básicas do Wrestling que o definem como um esporte.
Nesta seção vamos abordar as características dos/as praticantes, treinadoras/es e esporte/gestão.

PRATICANTES
No que tange o crescimento e desenvolvimento físico das crianças, que geralmente são o público que inicia nesta etapa, essa é uma fase de aumento de estatura, massa muscular e óssea, portanto os estímulos não devem sobrecarregar as/os praticantes. O sistema nervoso e o cérebro da criança estão em fase de amadurecimento e por isso é importante estimularmos a consciência corporal, controle postural, habilidades coordenativas e competências motoras como orientação espacial, ritmo, deslocamentos e manipulações. Tudo isso pode ser associado às situações genéricas de luta, como jogos de oposição em duplas, em pequenos ou em grandes grupos. Em relação às questões cognitivas, as crianças nessa fase já começam a ter autonomia para se expressar e falar sobre o que sentem, habilidades socioemocionais nesse momento podem ser exploradas em situações de frustração, derrota, vitória, raiva, tristeza, alegria, a mediação de treinadoras/es tende a contribuir para que as crianças se sintam seguras, autoconfiantes e com a autoestima fortalecida no ambiente das aulas. As habilidades sociais das crianças nesta fase também estão em desenvolvimento, portanto, entender a relação com o corpo do outro na luta é muito importante, para que eles/as enxerguem os/as colegas como parceiros/as e entendam que só existe luta se houver outra pessoa para lutar junto. Assim conseguimos estabelecer um ambiente estável que não gere medo ou insegurança na hora da luta e dos jogos de combate. 20


ESPORTE E GESTÃO
No que tange às competições promovidas pelos órgãos de gestão esportiva (clubes, associações, federações e CBW), estimulamos a criação de festivais e “dia do Wrestling” onde alunas/os tenham oficinas, diferentes estações para conhecer mais o esporte com demonstrações, conversa com atletas e momentos de luta com ênfase na participação esportiva e em todas as dimensões do CDA (desenvolvimento físico-motor, cognitivo e social). Avaliações físicas e psicológicas podem ser aplicadas nesses dias de festival, para gerar dados em relação à saúde e qualidade de vida das/os alunas/os,assim como sobre as questões familiares e do entorno podem ser abordadas em entrevistas com os responsáveis. Incentivamos o desenvolvimento de festivais esportivos com ênfase em algum golpe pré-determinado e que esteja de acordo com a etapa de desenvolvimento das/os participantes. A execução de determinado golpe vale mais pontos, por exemplo. Além disso, o modelo de estações de Wrestling também pode ser implementado. Alunas/os devem passar por todas as estações para cumprirem sua jornada do dia. Cada uma delas pode explorar esfera da luta, exemplo:
estação 1 – circuito ginástico;
estação 2 – luta de caranguejo;
estação 3 – luta com ênfase no golpe;
estação 4 – meditação guiada.
Para garantir a consistência e assiduidade nas aulas sugerimos que uma lista de chamada seja feita, para o acompanhamento da presença das crianças e que a cada 4 faltas a/o treinadora/or entre em contato com a família e quando for o caso agende uma reunião para entender como esta criança/família pode ser ajudada. (Se possível no dia da matrícula da criança ter uma entrevista com a mãe ou pai para ter informações sobre a criança, rotina, ambiente familiar e social). Ter um planejamento para o ano, semestre, bimestre e para cada aula é muito importante e pode ser crucial para o engajamento e retenção das/os alunas/os. Para cada etapa sugerimos aqui um modelo de plano de aula com um exemplo de uma sessão. Cada treinadora/or pode planejar junto à sua organização visitas esportivas para assistir competições maiores ou para conhecer atletas e ex-atletas que vão contar dos seus percursos e inspirar as novas gerações.