Sobre nós

A Confederação Brasileira de Wrestling é a entidade responsável pelo Wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre e feminina. Além de gerir também o Beach Wrestling ou Wrestling de praia, esporte não olímpico. É também a mais jovem confederação entre as que dirigem modalidades olímpicas no país nos jogos de verão, com apenas 29 anos de existência.

Em 1979, o Wrestling era apenas um setor dentro da Confederação Brasileira de Pugilismo. A autonomia só foi conquistada em 1988, ano em que foi criada a Confederação Brasileira de Lutas e que marca a primeira participação do Wrestling brasileiro nos Jogos Olímpicos, na edição de Seul, com Floriano Spiess no estilo greco-romano e com Roberto Leitão no estilo livre. Roberto Leitão ainda representaria o país nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 se tornando o único atleta masculino a participar de dois Jogos.

O ano de 1999 foi marcado por divergência na gestão da modalidade. Os dissidentes liderados por Pedro Ernesto Prado Ferreira da Gama criaram a Confederação Brasileira de Luta Olímpica Amadora. Um ano depois, em 18 de abril de 2000, finalmente foi criada a Confederação Brasileira de Lutas Associadas, nome alterado em 2015, em virtude da mudança adotada pela entidade que rege o esporte mundialmente, a outrora Federação Internacional de Lutas Associadas e agora United World Wrestling.

A mudança de gestão iniciada em 2000 resultou na volta brasileira a uma edição de Jogos Olímpicos. Antoine Jaoude representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e desde então o país conseguiu se classificar para todas as edições dos Jogos Olímpicos, com Rosângela Conceição, em Pequim 2008, Joice Silva em Londres 2012 e uma delegação recorde nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016 com cinco atletas: Eduard Soghomonyan, Joice Silva, Lais Nunes, Aline Silva e Gilda Oliveira. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020/2021 competiram Eduard Soghomonyan, Lais Nunes e Aline Silva.

Atualmente a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves, cujo principal objetivo é tornar o esporte nacional fortalecendo suas federações filiadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade de acordo com o seguintes itens:

Missão
“Promover e incentivar o Wrestling como esporte escolar, formando técnicos e atletas, levando o Wrestling Brasileiro ao pódio como destaque no cenário mundial. “

Visão
“Ser reconhecido como um esporte de transformação, desenvolvimento social, disciplina e orgulho olímpico nacional.”

Valores
“Transparência, Coragem, Força, Perseverança, Caráter e Respeito”

Why Choose us

01

Lorem ipsum gravida nibh vel velit auctor aliquetn sollicitudirem quibibendum auci elit sollicitudirem quibibendum auci

Our Mission

02

Lorem ipsum gravida nibh vel velit auctor aliquetn sollicitudirem quibibendum auci elit sollicitudirem quibibendum auci

Our Visions

03

Lorem ipsum gravida nibh vel velit auctor aliquetn sollicitudirem quibibendum auci elit sollicitudirem quibibendum auci

0 +
Students Enrolled
0 +
Courses Uploaded
0 +
People Certifie
0 +
Global Teachers

What Students Say

 

Feedback