Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Renan Lopes ParcesepeMembro
Boa tarde pessoal e desculpem pela demora nas resposta, tive problemas pessoais de saúde (covid19) durantes essas últimas semanas mas agora, recuperado, conseguirei estar mais presente no curso.
QUESTÃO: Por que critérios relacionados ao conhecimento do atleta, da modalidade esportiva (maratona aquática) e do sistema de competição são determinantes para a concepção de uma periodização?
A periodização é uma organização, separação ou divisão dos períodos de treinamento para ficar mais fácil organizar, visualizar e atingir os resultados propostos. Quanto mais informações, sejam elas sobre o atleta, sobre as competições e sobre a modalidade esportiva, melhor para poder organizar uma periodização esportiva.
Primeiro precisamos saber se o atleta já tem vivência com a modalidade, suas características, tempos de treinamento, entre outras informações para ter um norte de onde começar o trabalho e como esse trabalho deve ser desenvolvido.
Saber as regras, modalidades, distâncias e sistemas predominantes de energia para trabalhar o treinamento físico são fundamentais na elaboração do processo.
Por último, saber sobre a competição é necessário para identificar as fases de treinamento onde o atleta deve performar melhor. Um exemplo é uma competição onde o atleta necessita de um índice de participação, então nada adianta eu ter o melhor tempo do campeonato, se eu não posso ir para esse campeonato por não ter atingido o índice mínimo de participação.
** Quais testes utilizam para mediar a capacidade aeróbica?
O teste que conheço melhor também é o T30. O que sei sobre esse teste é que foi inventado pelo Urbanchek-mate. E que ele define os ritmos de A1, A2 e A3 baseados nos resultados do T30.
Vi sobre essas informações no site da ASCA.** Importância da competição
Acho legal sempre ao definir a importância da competição é ver se ela tem um âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. Mas como a Beatriz disse, nada adianta eu ter um planejamento para uma competição nível internacional se meu atleta não tem condições para tal.
Acho importante as competições esportivas serem baseadas com relação ao nível do atleta, potencial de evolução e objetivos que foram definidos. Aonde ele pode performar melhor, de uma maneira evolutiva nas grades de dificuldade das competições em si.Renan Lopes ParcesepeMembroBom dia pessoal,
Meu nome é Renan Lopes Parcesepe. Sou de Osasco/SP – tenho 31 anos e atuo como técnico há 11 anos. Sou formado em Educação Física pelo Mackenzie (bacharel) e tenho duas pós graduações: treinamento desportivo (Uninter) e fisiologia do exercício (não concluída).
Sou técnico de natação da ADEN (Associação de Equipes de Natação) e trabalho atualmente em uma academia em Osasco, dando treinamento para a participação em competições FAP e para adultos que participam de maratonas aquáticas (inclusive ultramaratonas).
O conteúdo do curso é sensacional! Sempre procuro cursos e acabo não me interessando em fazer, por parecer muito superficial, totalmente diferente desse que tem um conteúdo bem específico e isso nos motiva ainda mais a buscar uma melhor capacitação. AINDA MAIS, sendo feito por uma entidade com um renome maior impossível – CBDA.
-
AutorPosts